O PrInt (Programa Institucional de Internacionalização) é um programa da CAPES para financiamento da internacionalização dos Programas de Pós Graduação. A internacionalização dos programas de pós-graduação é a expressão chave da política científica brasileira nos últimos anos. Possibilitar a circulação do conhecimento que produzimos em nossas universidades e incentivar a interação de nossos pesquisadores com instituições estrangeiras, de uma forma horizontal, tem um impacto determinante para o desenvolvimento e autonomia da ciência nacional.

Em 2018, a UFRJ apresentou à CAPES sua proposta institucional (http://app.pr2.ufrj.br/public/uploads/repositories/Projeto_Institucional_Internacionalizacao_Gerado_26Mar19.pdf) incluindo os projetos de todos os programas de pós-graduação aptos, dentre eles o do PPGSS e neste projeto institucional, integrando o eixo temático “sustentabilidade, crescimento e combate às desigualdades”.

Os valores atribuídos aos diversos Programas de Pós-Graduação, dentre os quais o PPGSS, para um período de quatro anos (originalmente 2018/2021 e foi estendido até 2023 devido à pandemia) destinam-se à cobertura das seguintes modalidades: bolsa pós doc, bolsa PDSE, bolsa para professor visitante no Brasil e missões para universidades estrangeiras.

 

AÇÕES IMPLEMENTADAS:

1. EDITAL SELEÇÃO INTERNA BOLSA DOUTORADO SANDUÍCHE

1.1 RESULTADO PRINT DOUTORADO SANDUÍCHE

 

2. EDITAL SELEÇÃO INTERNA BOLSA PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR (PÓS-DOC)

2.1 RESULTADO PRINT PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR

 

UFRJ Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ