(This content is available in Portuguese only)

 

A Escola de Serviço Social da UFRJ desenvolve atividades de pós-graduação lato sensu desde o início da década de 1970, sendo pioneira nessa modalidade de ensino tanto no Brasil, como na América Latina. Contudo, à exceção do Curso de Aperfeiçoamento para Supervisores (organizado pela Coordenação de Estágio desta Unidade), a oferta de cursos nessa modalidade não tem sido regular.

 

A partir de 2015 a Escola tem dispensado atenção especial a esse nicho da formação, exatamente pelo abandono que sofreu a partir dos parâmetros aos quais à pós-graduação stricto sensu tem sido submetida pelas agências externas. Desta forma, a ESS está operando em duas frentes:

  1. a) sedia o Curso de Especialização Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior (PPIFES) – em nível de pós-graduação lato sensu – voltado para Servidores Técnicos Administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que se constituiu em iniciativa recente no âmbito da capacitação dos servidores desta Universidade, por entender que esse investimento é compatível com sua missão institucional.
  1. b) está organizando/racionalizando a participação da ESS junto às Residências Multiprofissionais (RM) no âmbito da UFRJ (a saber: RM em Saúde da Criança e do Adolescente – IPPMG; CRM em Saúde Mental – IPUB; CRM em Saúde da Mulher e CRM em Saúde da Família e Comunidade – HESFA; CRM Integrada em Saúde: Doenças Transmissíveis, Clínica Cirúrgica e Clínica Média – HUCCF; e RM em Políticas de Gênero e Direitos Humanos – NEPP-DH).

 

 

Sheila de Souza Backx

Coordenadora de Pós-Graduação

Lato Sensu – ESS/UFR

PR2CNPqCAPESRevistaPV

UFRJ Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ