Only in Portuguese - being translated

 

  1. I. Área de Concentração

TEORIA SOCIAL, FORMAÇÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Teoria social como fundamento metodológico, político e teórico para pensar a formação social brasileira e latino americana; o Serviço Social e as distintas dimensões da produção teórica e política a respeito do Modo Produção Capitalista das classes sociais, Estado e Políticas Públicas na sua contemporaneidade.

 

Linhas de Pesquisa:

FUNDAMENTOS DA TEORIA SOCIAL E POLÍTICA: Bases da teoria social (método, critica da economia política, teoria política) como fundamento da crítica da sociabilidade no Modo de Produção Capitalista e sua expressão nas diversas Formações Sociais Latino Americanas.

 

ESTADO, CLASSES E POLÍTICAS SOCIAIS: Teoria Social e Serviço Social. Classes sociais, processos políticos e o Estado; luta de classes e fundo público, natureza e caráter das Políticas Sociais.  O urbano e o rural no capitalismo contemporâneo. 

 

Corpo docente vinculado a área: Cézar Maranhão, Luis Acosta, José Paulo Netto, Marcelo Braz, Mauro Iasi, Mavi Rodrigues, Sara Granneman.

 

 

  1. II. Área de Concentração

TRABALHO, LUTAS SOCIAIS, POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Estudos na perspectiva histórico-crítica sobre o desenvolvimento do capitalismo e suas determinações contemporâneas. Trabalho na sua concepção ontológica e na forma social capitalista. Estado, sociedade e classes sociais. A questão social e suas expressões. Política Social: fundamentos e conformações históricas. Proteção social no Brasil, na América Latina e no mundo. Projetos societários e profissionais: seus fundamentos e estratégias programáticas. O Serviço Social na história, cultura profissional e projeto ético-político. Inserção sócio-profissional e política dos assistentes sociais.

 

Linhas de Pesquisa:

LUTAS SOCIAIS, ESTADO, POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: O desenvolvimento do capitalismo e suas determinações contemporâneas. Estado, sociedade civil e lutas sociais. A questão social e suas expressões. O movimento das classes sociais no campo e na cidade. A Política Social: fundamentos e conformações históricas. A proteção social no Brasil, na América Latina e no mundo. Os diferentes projetos societários e profissionais: seus fundamentos e estratégias programáticas.

 

TRABALHO, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SERVIÇO SOCIAL: Trabalho na sua concepção ontológica e na forma social capitalista, regimes de acumulação e formas de gestão da força de trabalho. Os fundamentos da sociedade burguesa e suas particularidades históricas como base para a gênese e desenvolvimento do Serviço Social no Brasil e em outros países. Luta de classes, cultura profissional, projeto ético-político e agenda contemporânea do Serviço Social. Transformações societárias e espaços sócio-ocupacionais e organizações políticas. Formação profissional e produção do conhecimento.

 

Corpo docente vinculado a área: Alejandra Pastorini, Carlos Montaño, Cecília Cavalcanti, Fátima Grave Ortiz, Gabriela Icasuriaga, Janete Luzia Leite, Maristela Dalmoro, Rita Cavalcante, Yolanda Demétrio Guerra.

 

III. Área de Concentração

 

CULTURA E SERVIÇO SOCIAL

A dimensão cultural dos processos de construção de identidades coletivas; os movimentos sociais - urbanos e rurais - e suas relações com o Estado e o mercado; a cultura política, as ações coletivas e as instituições; a participação, as relações de poder e a cidadania; as relações de gênero, intergeracionais e interétnicas nos espaços públicos e privados; e a interface destas temáticas com o Serviço Social.

 

Linhas de Pesquisa:

ESTADO, SOCIEDADE E DIREITOS HUMANOS: As relações entre Estado/sociedade civil na configuração de um campo de lutas sociais centradas nos direitos humanos e suas implicações na formulação e implementação de políticas públicas. Democracia e o fortalecimento da esfera pública no quadro da mundialização da economia e da cultura.

 

TEMAS URBANOS E MOVIMENTOS SOCIAIS: As contribuições teóricas e metodológicas sobre a cidade; as transformações urbanas; os movimentos sociais e as representações sociais da territorialidade. Cidade e Políticas Públicas; Trajetórias, construções identitárias e desigualdades (de classe, religiosas, raciais/étnicas, de gênero e geracionais); redes sociais, família e sociabilidades.

 

Corpo docente vinculado a área: Andrea Moraes Alves, Erimaldo Nicacio, Joana Garcia, Kátia Mello, Lenise Lima Fernandes, Lilia Guimarães Pougy, Ludmila Fontenele Cavalcanti, Maria das Dores Campos Machado, Miriam Krenzinger, Myriam Lins e Barros, Patrícia Farias, Paula Poncioni, Rogério Lustosa, Rosana Morgado, Rosemere Santos Maia.

PR2CNPqCAPESRevistaPV

UFRJ Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ