1. I. Área de Concentração

 

TEORIA SOCIAL, FORMAÇÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Teoria social como fundamento metodológico, político e teórico para pensar a formação social brasileira e latino-americana; o Serviço Social e as distintas dimensões da produção teórica e política a respeito do Modo de Produção Capitalista das classes sociais, Estado e Políticas Públicas na sua contemporaneidade.

 

Linhas de Pesquisa:

FUNDAMENTOS DA TEORIA SOCIAL E POLÍTICA: Bases da teoria social (método, critica da economia política, teoria política) como fundamento da crítica da sociabilidade no Modo de Produção Capitalista e sua expressão nas diversas Formações Sociais Latino-americanas.

Corpo docente vinculado a linha: Luis Eduardo Acosta Acosta, Marcelo Braz Moraes dos Reis, Mavi Pacheco Rodrigues.

 

ESTADO, CLASSES E POLÍTICAS SOCIAIS: Teoria Social e Serviço Social. Classes sociais, processos políticos e o Estado; luta de classes e fundo público, natureza e caráter das Políticas Sociais.  O urbano e o rural no capitalismo contemporâneo. 

Corpo docente vinculado a linha: Cézar Henrique Miranda Coelho Maranhão, José Paulo Netto, Mauro Luis Iasi, Sara Aparecida Granneman.

 

 

  1. II. Área de Concentração

 

TRABALHO, LUTAS SOCIAIS, POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Estudos na perspectiva histórico-crítica sobre o desenvolvimento do capitalismo e suas determinações contemporâneas. Trabalho na sua concepção ontológica e na forma social capitalista. Estado, sociedade e classes sociais. A questão social e suas expressões. Política Social: fundamentos e conformações históricas. Proteção social no Brasil, na América Latina e no mundo. Projetos societários e profissionais: seus fundamentos e estratégias programáticas. O Serviço Social na história, cultura profissional e projeto ético-político. Inserção socioprofissional e política dos assistentes sociais.

 

Linhas de Pesquisa:

LUTAS SOCIAIS, ESTADO, POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: O desenvolvimento do capitalismo e suas determinações contemporâneas. Estado, sociedade civil e lutas sociais. A questão social e suas expressões. O movimento das classes sociais no campo e na cidade. A Política Social: fundamentos e conformações históricas. A proteção social no Brasil, na América Latina e no mundo. Os diferentes projetos societários e profissionais: seus fundamentos e estratégias programáticas.

Corpo docente vinculado a linha: Alejandra Pastorini Corleto, Cecília Paiva Neto Cavalcanti, Gabriela Maria Lema Icasuriaga, Maristela Dal Moro, Rita de Cassia Cavalcante Lima.

 

TRABALHO, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SERVIÇO SOCIAL: Trabalho na sua concepção ontológica e na forma social capitalista, regimes de acumulação e formas de gestão da força de trabalho. Os fundamentos da sociedade burguesa e suas particularidades históricas como base para a gênese e desenvolvimento do Serviço Social no Brasil e em outros países. Luta de classes, cultura profissional, projeto ético-político e agenda contemporânea do Serviço Social. Transformações societárias e espaços sócio-ocupacionais e organizações políticas. Formação profissional e produção do conhecimento.

Corpo docente vinculado a linha: Carlos Eduardo Montaño Barreto, Cleusa dos Santos, Fátima da Silva Grave Ortiz, Janete Luzia Leite, Yolanda Aparecida Demétrio Guerra.

 

 

III. Área de Concentração

 

CULTURA E SERVIÇO SOCIAL

A dimensão cultural dos processos de construção de identidades coletivas; os movimentos sociais - urbanos e rurais - e suas relações com o Estado e o mercado; a cultura política, as ações coletivas e as instituições; a participação, as relações de poder e a cidadania; as relações de gênero, intergeracionais e interétnicas nos espaços públicos e privados; e a interface destas temáticas com o Serviço Social.

 

Linhas de Pesquisa:

ESTADO, SOCIEDADE E DIREITOS HUMANOS: As relações entre Estado/sociedade civil na configuração de um campo de lutas sociais centradas nos direitos humanos e suas implicações na formulação e implementação de políticas públicas. Democracia e o fortalecimento da esfera pública no quadro da mundialização da economia e da cultura.

Corpo docente vinculado a linha: Eduardo Mourão Vasconcelos, Ilma Rezende Soares, Joana Angélica Barbosa Garcia, Jose Maria Gómez, Kátia Sento Sé Mello, Lilia Guimarães Pougy, Ludmila Fontenele Cavalcanti, Maria das Dores Campos Machado, Marileia Franco Marinho Inoue, Miriam Krenzinger Azambuja Guindani, Paula Ferreira Poncioni, Rogério Lustosa Bastos, Rosana Morgado, Verônica Paulino da Cruz.

 

TEMAS URBANOS E MOVIMENTOS SOCIAIS: As contribuições teóricas e metodológicas sobre a cidade; as transformações urbanas; os movimentos sociais e as representações sociais da territorialidade. Cidade e Políticas Públicas; Trajetórias, construções identitárias e desigualdades (de classe, religiosas, raciais/étnicas, de gênero e geracionais); redes sociais, família e sociabilidades.

Corpo docente vinculado a linha: Andrea Moraes Alves, Erimaldo Matias Nicacio, Lenise Lima Fernandes, Maria de Fátima Cabral Marques Gomes, Marildo Menegat, Myriam Moraes Lins de Barros, Patrícia Silveira Farias, Rosemere Santos Maia.

PR2CNPqCAPESRevistaPV

UFRJ Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ