Journal
A Revista Praia Vermelha é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo objetivo é servir como espaço de diálogo entre centros de pesquisa em serviço social e áreas afins, colocando em debate, sobretudo, os temas relativos às políticas sociais, políticas públicas e serviço social.
Revista Praia Vermelha: https://praiavermelha.ess.ufrj.br/.
Equipe
Profª Andrea Moraes Alves - Editora-Chefe: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Fábio Marinho - Design Editorial e Programação Visual: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Andréa Tippi – Revisão Técnica: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Atendimento
Editora-Chefe This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Design Editorial e Programação Visual This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Revisão This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
(55) (21) 3938-5386
AVISO
Informamos que, temporariamente, os telefones fixos da ESS/UFRJ, assim como de outras Unidades do Campi da Praia Vermelha, encontram-se inoperantes. Sugerimos utilizar os endereços eletrônicos disponíveis.
News
This content is available in Portuguese only
Resultados Doutorado 2018
1. Resultado Homologação das Inscrições do Doutorado e Dispensa Proficiência 2018
2. Resultado da análise dos artigos - Doutorado 2018
Resultados Mestrado 2018
Resultado das Solicitações de Dispensa de Idiomas Mestrado 2018
Resultado da Homologação das Inscriçoes Mestrado 2018
___________________________________________________________________
Processo Seletivo PPGSS-UFRJ
_______________________________________________________________________
Estão abertas as submissões para o v.27 n.1 (2017) da Revista Praia Vermelha, com a temática "200 anos de Karl Marx".
Envios até 4 de dezembro exclusivamente pela plataforma:
https://revistas.ufrj.br/index.php/praiavermelha
Compartilhe via facebook:
facebook.com/revistapraiavermelha/photos/a.202364046603168.1073741830.196395003866739/789685177871049
HORÁRIO DE ATENDIMENTO NO RECESSO ACADÊMICO
De 17 de julho a 12 de agosto, em função de férias de servidores, a Secretaria Acadêmica do PPGSS funcionará com atendimento ao público nos seguintes horários:
Segundas, terças e sextas: 9h às 13h.
Quartas e quintas: 14 às 18h
---
ENTREGA DE TRABALHOS 2017/1
Os trabalhos referentes as disciplinas cursadas no primeiro semestre de 2017 serão recebidos pela Secretaria Acadêmica até o dia 11 de setembro.
-----------------------------------------------------------------------------------
Revista Praia Vermelha
SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 24 DE JULHO DE 2017
Reformas e contrarreformas da Previdência Social - v.26 n.1 (2016)
As atuais tendências para o debate dos sistemas previdenciários públicos, em quase todo o mundo, têm sido hegemonizadas por formulações dos organismos multilaterais, dentre as quais se destaca o documento do BIRD, de 1994 ("Envejecimiento sin crisis", Washington DC: BIRD, 1994)[1] . Tais propostas relacionam-se às mudanças e movimentos dos grandes capitais, das alterações no trabalho... l
Leia mais em https://revistas.ufrj.br/index.php/praiavermelha
Doubts
(This content is available in Portuguese only)
Alunas gestantes
Alunos externos
Aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente
Atos acadêmicos
Co-orientação acadêmica
Disciplinas eletivas
Disciplinas externas
Duração do curso
Trancamento
Prorrogação
Orientação acadêmica
Alunas gestantes
Às alunas gestantes é assegurado o regime especial, com direito de realização de atividades acadêmicas em domicílio mediante envio da documentação comprobatória à Secretaria de Pós-Graduação. Verifique as normas aqui.
Alunos externos
Para cursar uma disciplina eletiva como aluno externo é necessário conversar diretamente com o professor da disciplina no início do período letivo para averiguar a possibilidade de cursar a disciplina desejada e, caso aceito, levar à Secretaria de Pós-graduação um comprovante de matrícula na sua instituição de origem e cursar normalmente a disciplina. Ao final do período, é necessário solicitar ao docente que envie a nota e conceito à Secretaria para emissão da declaração.
Aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente
A critério da Comissão de Pós-Graduação do PPGSS, as disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu credenciados pela CAPES, anteriores à matrícula no PPGSS e não contabilizadas para obtenção de Título de Mestre ou Doutor, poderão ser reconhecidas como disciplinas eletivas, respeitando-se o limite de até duas disciplinas no Mestrado e de até uma disciplina no Doutorado.
Atos acadêmicos
Durante o curso, os alunos devem cumprir os atos acadêmicos correspondentes ao nível em que o aluno se encontra, sendo: no mestrado, defesa de projeto de dissertação (45 horas-aula); no doutorado, defesa de projeto de tese (90 horas-aulas). O agendamento dos atos acadêmicos deve ser feito por meio do formulário específico enviado por e-mail à Secretaria de Pós-graduação com antecedência de 30 dias.
Co-orientação acadêmica
Em caráter excepcional, mediante exposição de motivos do orientador devidamente fundamentada na compensação de questões teóricas, de áreas temáticas de conhecimento, de reflexões ou de pesquisas, poderá a Comissão de Pós-Graduação designar um coorientador para suprir estas demandas. Verificar normas aqui.
Disciplinas eletivas
No curso de mestrado, o discente deve cursar 3 disciplinas eletivas de 45 horas-aula cada, em que ao menos uma delas devem estar vinculadas à área de concentração que congregar a linha de pesquisa ao qual o aluno estiver integrado. No doutorado, o discente deve cursar 2 eletivas de 45 horas-aula cada.
Disciplinas externas
Os alunos que decidirem cursar disciplinas eletivas em outra unidade durante o prazo normal do curso podem fazê-lo, desde que observadas as condições no regulamento. A critério do professor orientador, disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu credenciados pela CAPES poderão ter equivalência às disciplinas eletivas. A carga horária mínima para aproveitamento é de 45 horas-aula e o aproveitamento da carga horária das disciplinas cursadas em outros programas que ultrapassar a carga horária das disciplinas eletivas do PPGSS será avaliado pela Comissão de Acompanhamento Acadêmico, mediante parecer do orientador.
Duração do curso
O prazo normal para a defesa de dissertação é de 30 meses (5 períodos) e o prazo para a defesa de tese é de 48 meses (8 períodos). O período em que a matrícula permanece trancada não é contabilizado nesse prazo.
Trancamento
O trancamento pode ser feito apenas durante o prazo normal do curso e deve ser solicitado com 30 dias de antecedência à data limite estabelecida pelo Calendário Acadêmico Semestral da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRJ (http://www.pr2.ufrj.br/calendarioAcademico), para a efetivação do trancamento de matrícula no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Para isso, o formulário de Trancamento deve ser preenchido e enviado por e-mail à Secretaria de Pós-graduação e o pedido será analisado pela Comissão.
Prorrogação
A prorrogação é solicitada quando o orientador e discente percebem que não será possível efetuar a defesa dentro do prazo normal, sendo assim, alunos de mestrado podem solicitar prorrogação por até seis meses e alunos do doutorado podem solicitar por até doze meses. Para isso, o formulário Prorrogação deve ser preenchido e enviado por e-mail à Secretaria de Pós-graduação juntamente com os documentos solicitados no próprio formulário até 30 dias antes do término do prazo normal do aluno.
Orientação acadêmica
A solicitação de orientação acadêmica pode se dar por três modos: aceite do docente, com indicação de docentes ou sem indicação de docentes. Em todos esses casos, é necessário o preenchimento do formulário “Orientação” e enviado à Secretaria de Pós-graduação com cópia para o possível orientador. No caso de troca de orientador, é necessário enviar formulário com a ciência de ambos envolvidos.
Ao orientador compete: elaborar o plano de estudo do aluno; orientar o aluno na inscrição em disciplinas; acompanhar o aproveitamento acadêmico do aluno; orientar o aluno na pesquisa de dados e/ou bibliográfica, para a elaboração do projeto de dissertação ou tese na linha de pesquisa na qual está inserido; orientar o aluno em todo o processo de elaboração da dissertação ou tese; presidir a banca examinadora dos atos acadêmicos e da dissertação ou tese.